Na manhã desta terça-feira (11), o prefeito de Louveira, Paulo Finamore, apresentou os avanços significativos no sistema de videomonitoramento da cidade. A modernização do sistema elevou sua efetividade de 40% em 2024 para impressionantes 93% em 2025. A melhora é resultado de um trabalho de manutenção que não vinha sendo realizado anteriormente por falta de pagamento à empresa responsável.
O projeto teve início em 2012, durante o mandato do ex-prefeito Valmir Magalhães, como uma forma de melhorar a segurança da cidade. Com o passar dos anos, o sistema de videomonitoramento foi sendo ampliado, mas enfrentou dificuldades em 2024, quando apenas 40% das câmeras estavam em funcionamento.
A queda brusca na operação do sistema em 2024 pode ter sido causada pela falta de pagamentos à empresa responsável pelo monitoramento das 145 câmeras. Em 2025, o prefeito Paulo Finamore deu início ao seu projeto chamado Plano de Recuperação Financeira de Louveira, no qual se comprometeu a regularizar os pagamentos até a quitação total da dívida.
Até o momento, a promessa vem sendo cumprida e já apresenta resultados positivos, com 93% das câmeras em funcionamento. O sistema já tem se mostrado eficiente em ocorrências criminais na cidade, como no caso de um atropelamento ocorrido em junho deste ano.
Além dos avanços no videomonitoramento, o evento realizado na sede da Guarda Municipal contou com a presença do deputado estadual Capitão Telhada, membro da equipe da Secretaria de Segurança, e de integrantes da corporação da GM. O deputado elogiou a atuação da Guarda Municipal em Louveira e os investimentos da prefeitura na melhoria tecnológica da segurança pública.
Na ocasião, além do destaque ao sistema de monitoramento, também foi entregue uma nova viatura à Guarda Municipal: um Chevrolet Tracker 0 km, conquistado por meio de emenda parlamentar do deputado e do trabalho da equipe de convênios da Prefeitura. Capitão Telhada agradeceu ao prefeito Paulo Finamore e ao vereador Leandro Lourençon pela solicitação da viatura, além de parabenizar a equipe de Convênios da Prefeitura pelo trabalho burocrático que viabilizou a entrega.
O prefeito, por sua vez, agradeceu ao deputado e ao vereador pelo apoio e ressaltou a relevância do momento:
“Esta entrega acontece em um momento muito oportuno para Louveira, na recuperação da cidade. Em nome de toda a população, agradeço e deixo as portas de nossa cidade sempre abertas!”

Matéria de MRQ (MURILO) – Projeto Conectando Louveira